Inovações Tecnológicas para Motos

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Inovações Tecnológicas para Motos

Mensagempor Xevious » 07 Ago 2017, 18:58

Os grandes esportes possuem a tecnologia mais avançada, embora possamos ver muitos avanços em modelos menos sofisticados e mais baratos.

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A competição, especialmente o Campeonato do Mundo de MotoGP e a Superbike, serve marcas para pesquisar e desenvolver uma tecnologia que depois é aplicada às bicicletas que podemos comprar nas lojas. Geralmente, os principais avanços são incorporados aos modelos mais caros, mas pouco a pouco o resto da gama incorpora todas essas melhorias.

O exemplo mais claro disso é o ABS, o sistema de ajuda à frenagem que impede que as rodas se travem quando frenagem abruptamente. Há vários anos, o ABS foi considerado um extra que tornou o produto mais caro do que 500 euros. Em 2017, com a entrada em vigor do Euro4, este elemento de segurança torna-se obrigatório (com exceção de algumas motocicletas e scooters até 125cc desde que tenham pelo menos uma travagem combinada). Ou seja, um sistema que até recentemente foi servido como uma opção, mesmo em modelos de alto deslocamento, está incluído em praticamente todos os veículos de duas rodas do mercado.

A revolução chega com a IMU
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Mas se houve uma tecnologia que todos falam em 2016 é a chamada Unidade de Medição Inercial, mais conhecida como Unidade de Medição Inercial (IMU). No momento, apenas a 1000 superbike superbike, além de algumas outras motocicletas high-end, mas também uma pista desportiva e elitista.

O IMU é um dispositivo eletrônico que, graças aos dados enviados pelos sensores colocados em diferentes pontos da motocicleta, mede e informa sobre a velocidade, a orientação e as forças gravitacionais. Conhecendo o grau de inclinação da motocicleta, a velocidade de rotação das rodas, o skid e a condição das suspensões, o dispositivo é responsável pela modulação da potência do motor ou da travagem.

A indústria aeronáutica e de armamento voltou a ser a pioneira no desenvolvimento da IMU, uma tecnologia utilizada há anos em aeronaves, naves espaciais, mísseis guiados e navios. Pouco a pouco, foi introduzido no setor automotivo, como já vimos esses anos no Campeonato do Mundo de MotoGP, quando conversamos sobre a eletrônica de motocicletas, com seus sistemas "antiwheelie", skid controlado ... Então, tudo isso aconteceu Nossas motocicletas mais sofisticadas e pouco a pouco serão incorporadas aos modelos restantes, como aconteceu com o ABS.


ABS em curva
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Por falar nisso, como falamos de ABS, dizer que a próxima evolução é o ABS curvo, o MSC-ABS, que permite uma travagem de "emergência", mesmo com a moto inclinada, sem medo de que ele se eleve e perca o Traçado. Um avanço, sem dúvida.

Não é tão especial, porque muitas motocicletas já o possuem, mas igualmente eficaz é o controle de tração, padrão por muitos anos em carros. Permite um suporte excelente em superfícies com pouca adesão, como quando o asfalto está molhado. Os sistemas mais avançados também medem a inclinação lateral e geralmente são ligados aos modos de condução. Esses modos oferecem ao piloto a possibilidade de oferecer um comportamento de motor diferente dependendo das circunstâncias ou das necessidades do momento.

As suspensões também se beneficiam da eletrônica graças ao controle dinâmico da suspensão, permitindo uma compressão ideal e uma configuração de rebote em todos os momentos, ou seja, levando em consideração a tração, a inclinação lateral e a resposta de amortecimento.


Tecnologia Ride-by-Wire
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Certamente, você também ouviu falar do acelerador eletrônico ou do sistema Ride-by-Wire, que controla eletronicamente a alimentação de combustível, de modo que as válvulas do acelerador são operadas muito mais diretamente. O piloto beneficia de maior precisão, além de ser manuseado muito mais suave, pois não há transmissão mecânica. Isso permite oferecer vários mapas de motores, sistema anticlock, gerenciamento de freio do motor, além de controle de tração.


iluminação
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The Cornering Lights (DCL) é um sistema de iluminação inovador que já inclui alguns dos modelos mais turísticos do mercado, e que ativa uma luz curva, iluminando o lado que está sendo desenhado. Outro dos sistemas de última geração que está sendo aplicado pela BMW Motorrad é a luz de freio dinâmica, que avisa os veículos ainda mais sobre quando estão travando a bicicleta na frente deles, melhorando a segurança sobretudo na travagem de emergência; Ou o sistema de assistência ao motorista Side View Assist (SVA), que equipa o BMW C 650 GT e minimiza os riscos causados ​​pelo ponto cego.

Finalmente, neste campo de tecnologias de ponta, além de destacar o DCT incorporando alguns modelos da Honda, uma mudança de embreagem dupla semi-automática que permite o uso automático e manual sem embreagem.

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Faróis adaptativos, cada vez mais avançados
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Embora existam modelos precursores no mercado, uma empresa americana criou o "adaptativo", o primeiro sistema integrado a um farol LED que se ajusta dinamicamente quando a motocicleta se inclina em uma curva. Um passo importante na segurança.

Os avanços no aspecto da iluminação em motocicletas são cada vez mais palpáveis ​​e iluminam uma curva eficiente, uma questão de segurança inegável, foi sempre o calcanhar de Aquiles do farol.
As Ducati Cornering Lights (DLC) da Ducati Multistrada 1200 S ou o sistema de luz de curva total Yamaha FJR 1300 foram dois dos sistemas de iluminação de curvatura mais sofisticados conhecidos, mas agora o J.W. O Speaker lançou um farol de LED adaptativo que visa alcançar todos os modelos aos quais é possível, começando com os da marca americana Victory (que anunciou recentemente o fechamento da produção).

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O farol chamado Adptative, tem um kit plug-and-play e tornou-se o primeiro de luzes LED que se ajusta dinamicamente. O sistema de luz calcula os ângulos de inclinação da motocicleta e coordena a luz para oferecer uma melhor visibilidade nas curvas.
É claro que esta é uma solução tecnológica para um problema de segurança. Com este sistema, que difere da Ducati Multistrada 1200, porque está integrado no farol próprio, será possível inserir uma curva, inclinar a motocicleta e manter a área que precisa estar perfeitamente iluminada.

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MSC ou controle de estabilidade para motocicletas
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O Bosch MSC pode evitar que a motocicleta cai ou se alinha de forma incontrolável travando nos cantos

O controle de estabilidade Bosch MSC é uma variante do ESP adaptado às motocicletas. Este sistema pode evitar que a motocicleta cai ou se alce de forma incontrolável ao travar nos cantos graças a que monitora parâmetros como o ângulo de inclinação. O que consegue é ajustar instantaneamente a frenagem eletrônica e a aceleração que se adapta ao modo de pilotagem do driver.


Controle de retenção de inclinação
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Componentes Bosch incluídos em motocicletas de alto desempenho

Quem tiver uma moto pesada saberá a dificuldade de movê-la em uma inclinação íngreme. Agora será facilitado pelo controle de retenção do veículo ou pelo controle de retenção Bosch. Este sistema adiciona as funções de ABS e evita que o condutor tenha que pressionar continuamente o travão de mão ou o freio parado quando se desliga em uma inclinação ou em uma superfície plana.


Motociclos com menos consumo
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Componentes Bosch para motocicletas pequenas

Em comparação com o carburador conduzido por controle mecânico e, dependendo da situação, o sistema eletrônico de gerenciamento de motores da Bosch pode reduzir o consumo de combustível em até 16%.

Consiste em um pequeno computador que analisa todos os dados do sistema de propulsão, desde a ignição até a quantidade de combustível injetado.

fonte: Taringa
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