XENOFOBIA E RACISMO

Quer brigar? Esse é o lugar.
Stones
Membro
Membro
Fale sobre voce: "Não quero dinheiro, quero amor sincero, isso é que eu espero, só quero amar."

XENOFOBIA E RACISMO

Mensagempor Stones » 19 Nov 2010, 10:19

Racismo e Xenofobia

“A criatividade só pode ter origem na diferença...”

António Gedeão – Lágrima de preta

Encontrei uma preta
que estava a chorar
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhai-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

Num exercício mental troque algumas palavras...

"Lágrima de Preta" por Lágrima de Cigana, Lágrima de Árabe,
Lágrima de Chinesa, Lágrima de ...

Racismo

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.

O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.

Os racistas definem uma raça como sendo um grupo de pessoas que têm a mesma ascendência. Diferenciam as raças com base em características físicas como a cor de pele e o aspecto do cabelo. Investigações recentes provam que a “raça” é um conceito inventado. A noção de “raça” não possui qualquer fundamento biológico. A palavra “racismo” é igualmente usada para descrever um comportamento abusivo ou agressivo para com os membros de uma “raça inferior”.

O racismo reveste-se de várias formas nos diversos países, consoante a sua história, cultura e outros factores sociais. Uma forma relativamente recente de racismo, por vezes denominada “diferenciação étnica ou cultural”, defende que todas as raças e culturas são iguais, mas não se deviam misturar, de maneira a conservar a sua originalidade. Não há nenhuma prova científica da existência de raças diferentes. A biologia só identificou uma raça: a raça humana.

A importância que o homem dá à cor da pele do seu semelhante, é deveras preocupante. Na realidade, em muitos casos a diferença da cor da pele é uma barreira muito mais determinante para a comunicação entre as pessoas do que a própria diferença linguística, isto pode ser considerado um fenómeno anti-natura, uma vez que não vemos na natureza os animais minimamente preocupados com as diferenças de pelagem ou penas.

A diferença de cor entre as pessoas tem uma explicação científica para a qual o homem não contribui minimamente: a maior ou menor concentração de melanina da pele, que torna a pele da pessoa mais o menos escura.

"O racismo começa quando a diferença, real ou imaginária, é usada para justificar uma agressão. Uma agressão que assenta na incapacidade para compreender o outro, para aceitar as diferenças e para se empenhar no diálogo".

Mário Soares, antigo presidente de Portugal

Imagem

Xenofobia

Xenofobia quer dizer aversão a outras raças e culturas. Muitas vezes é característica de um nacionalismo excessivo. A xenofobia é um medo intensivo, descontrolado e desmedido em relação a pessoas ou grupos diferentes, com as quais nós habitualmente não contactamos.

Discriminação racial

Entende-se por discriminação racial qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência em função da raça, origem, cor ou etnia, que tenha por objectivo ou produza como resultado a anulação ou restrição do reconhecimento, fruição ou exercício, em condições de igualdade, de direitos, liberdades e garantias ou de direitos económicos, sociais e culturais.

Uma das formas de descriminação racial é:

>> A intolerância - é a falta de respeito pelas práticas e convicções do outro. Aparece quando alguém se recusa a deixar outras pessoas agirem de maneira diferente e terem opiniões diferentes. A intolerância pode conduzir ao tratamento injusto de certas pessoas em relação ás suas convicções religiosas, sexualidade ou mesmo à sua maneira de vestir. Está na base do racismo, do anti-semitismo, da xenofobia e da discriminação em geral. Frequentemente, pode conduzir à violência. A intolerância não aceita.

Contudo, existem formas de combate à discriminação racial.

MEIOS JURIDICOS DE COMBATE AO RACISMO E A XENOFOBIA

Legislação que proíbe as descriminações no exercício de direitos, por motivos baseados na raça, cor nacionalidade ou origem étnica: Lei nº 134/99, de 28 de Agosto; Decreto-Lei nº 111/2000, de 4 de Julho.

- A igualdade é a característica do que é igual. O que significa que nenhuma pessoa é mais importante que outra, quaisquer que sejam os seus pais e a sua condição social. Naturalmente, as pessoas não têm os mesmos interesses e as mesmas capacidades, nem estilos de vida idênticos. Consequentemente, a igualdade entre as pessoas significa que todos têm os mesmos direitos e as mesmas oportunidades. No domínio da educação e do trabalho, devem dispor de oportunidades iguais, apenas dependentes dos seus esforços. A igualdade só se tornará uma realidade quando todos tiverem, em termos idênticos, acesso ao alojamento, à segurança social, aos direitos cívicos e à cidadania.

- O interculturalismo consiste em pensar que nós enriquecemos através do conhecimento de outras culturas e dos contactos que temos com elas e que desenvolvemos a nossa personalidade ao encontrá-las. As pessoas diferentes deveriam poder viver juntas apesar da sua diferença cultural. O interculturalismo é a aceitação e o respeito pelas diferenças.

O racismo e a xenofobia na Europa

A Europa, tal como os restantes continentes, vive sob o impacte da globalização, de uma maior mobilidade internacional e do incremento dos fluxos migratórios. O aumento da intolerância política, religiosa e étnica bem como o desencadear de vários conflitos armados, dentro e fora do espaço europeu, provocaram a saída de inúmeros contingentes populacionais das suas terras, refugiados nem sempre bem acolhidos em ambientes que lhes são pouco familiares. Carências económicas, a par de problemas sociais vividos pelos cidadãos de determinado Estado, têm contribuído para o surgimento de tensões evidenciadas sob formas de racismo "flagrante" e "subtil" contra determinados grupos, entre os quais comunidades migrantes e minorias étnicas ou religiosas (por exemplo, os ciganos, os judeus, os muçulmanos). Tais ressentimentos têm sido agravados pelo fomento de doutrinas xenófobas por parte de partidos políticos, designadamente os de extrema-direita, que não só deles se aproveitam para justificar períodos de maior vulnerabilidade económico-social no seu próprio país, como ainda, através dos nacionalismos exacerbados patentes nos seus discursos, adicionam às ideologias já enraizadas novas ondas de intolerância. Embora tendo presentes os maus exemplos do passado (Holocausto, apartheid, etc.), a verdade é que sentimentos desta natureza persistem na Europa, em prejuízo de indivíduos ou colectivos segregados, independentemente do seu nível económico e da partilha ou não dos valores, princípios e matrizes fundamentais da sociedade de acolhimento. Em todo o caso, os níveis e expressões de racismo variam muito de país para país, espelhando não só diferentes posturas e modos de lidar com a presença de imigrantes, minorias étnica e estrangeiros, como também políticas mais ou menos consistentes de combate à discriminação (saliente-se a atenção depositada pela Holanda e Reino Unido a estas questões).

«A Europa é uma sociedade multicultural e multinacional que se enriquece com esta variedade. No entanto, a constante presença do racismo na nossa sociedade não pode ser ignorada. O racismo toca toda a gente. Degrada as nossas comunidades e gera insegurança e medo.»

Pádraig Flynn, Comissário Europeu

► Show Spoiler

Cobra Grande
Administrador
Administrador
Fale sobre voce: Big Snack
Contato:

Re: XENOFOBIA E RACISMO

Mensagempor Cobra Grande » 19 Nov 2010, 12:58

Stones escreveu:DETALHE: só alguns entenderão o motivo desse post, dependendo da situação e da quantidade de velas, posso continuar com mais detalhes, até tomarem ( os responsa pelo forum ) uma(s) atitude(s) , ( agora vocês já sabem o motivo, né )cortarem o mal pela raiz . Atentem pela sutileza do fato, afinal, uma gota de óleo pode contaminar/sujar quantos litros d'água ? O que me preocupa é o fato de quem será o próximo, afinal, qual a diferença entre eu e vocês brasucas ? Afinal, moramos na casa de Mãe Joana com um imenso quintal não é mesmo ? :thumbdown: Até quando ? :think: :think: :think: :think:

Aqui no forum abominamos qualquer tipo de Racismo e/ou Xenofobia, o tema esta sendo discutido na sala de reuniões da administração.

:twisted: :twisted: :twisted:
~~~COBRA GRANDE~~~

Imagem

ImagemHora/Temperatura em SP

Xevious
Administrador
Administrador
Fale sobre voce: Sou feito de atomos

Mensagempor Xevious » 20 Nov 2010, 01:46

não esqueçam da Xenofobia capilar

nós os carécas, somos tão discriminados
que nem quando se fala em discriminados
se lembram de nós :problem:
Conheça o site Tele-Tudo e compre o que precisar, por tele-entrega

Preciosa
Membro
Membro
Fale sobre voce: :P / :)
Brazil

Mensagempor Preciosa » 20 Nov 2010, 09:37

Cobra Grande escreveu:
Stones escreveu:DETALHE: só alguns entenderão o motivo desse post, dependendo da situação e da quantidade de velas, posso continuar com mais detalhes, até tomarem ( os responsa pelo forum ) uma(s) atitude(s) , ( agora vocês já sabem o motivo, né )cortarem o mal pela raiz . Atentem pela sutileza do fato, afinal, uma gota de óleo pode contaminar/sujar quantos litros d'água ? O que me preocupa é o fato de quem será o próximo, afinal, qual a diferença entre eu e vocês brasucas ? Afinal, moramos na casa de Mãe Joana com um imenso quintal não é mesmo ? :thumbdown: Até quando ? :think: :think: :think: :think:

Aqui no forum abominamos qualquer tipo de Racismo e/ou Xenofobia, o tema esta sendo discutido na sala de reuniões da administração.

:twisted: :twisted: :twisted:

Respeito é tudo pessoal! Só isso!
[align=center]Amo tanto as palavras ... As inesperadas ... As que avidamente a gente espera, espreita até que de repente caem ...
Plabo Neruda: A Palavra

Imagem[/align]

AndréFF
Administrador
Administrador
Fale sobre voce: ....
Brazil

Mensagempor AndréFF » 21 Nov 2010, 03:28

Só digo o seguinte: o respeito tem que ser mútuo.
Querer cobrar o respeito de quem a gente não respeita não dá.
Mostre que você tem opinião. Registre-se no forum.

Imagem

Stones
Membro
Membro
Fale sobre voce: "Não quero dinheiro, quero amor sincero, isso é que eu espero, só quero amar."

Mensagempor Stones » 22 Nov 2010, 11:58

Que interessante, não vejo esse respeito na prática.

Diga o que eu digo, mas não conte comigo na hora do vamos ver. É assim mesmo ?

Acho que eu serei banido do forum, se assim for, melhor assim, pois calado não ficarei, chega dessa indiferença coletiva.

Só quem sente é o paciente o médico não.

É uma nojeira o que os brasileiros passam em terras estrangeiras,
agora não precisamos nem sair do Brasil né.

E não digam que só acontece com alguns brasileiro. O critério é: Êita, é brasileiro, cuidado. :evil:

AndréFF
Administrador
Administrador
Brazil

Mensagempor AndréFF » 22 Nov 2010, 12:26

Você entendeu errado minha MP Stones. O recado foi para os dois envolvidos, e nunca falei de banir ninguém. Todos para quem você enviou a primeira MP receberam uma copia da MP que te mandei, e só você entendeu isso.

Imagem

HumbertoReis
Membro
Membro
Fale sobre voce: médico otorrinolaringologista. Temas de interesse: genealogia, relógios, carros antigos.
Contato:

Mensagempor HumbertoReis » 22 Nov 2010, 12:43

Achei que isso já estava resolvido...

AndréFF
Administrador
Administrador
Brazil

Mensagempor AndréFF » 22 Nov 2010, 12:44

Eu tb achei....

Imagem

Sirius
Membro
Membro
Fale sobre voce: Fale sobre você

Mensagempor Sirius » 22 Nov 2010, 15:56

Eu relamente estou me sentindo perdido neste tópico. Há vários dias leio e releio, mas ainda não compreendo o que houve.
[align=center]Imagem[/align]

AndréFF
Administrador
Administrador
Brazil

Mensagempor AndréFF » 22 Nov 2010, 18:03

Sirius, assunto interno, um problema que esta foi discutido pela equipe e que agora vai voltar a ser discutido... :-|

Imagem

Sirius
Membro
Membro
Fale sobre voce: Fale sobre você

Mensagempor Sirius » 22 Nov 2010, 18:10

AndréFF escreveu:Sirius, assunto interno, um problema que esta foi discutido pela equipe e que agora vai voltar a ser discutido... :-|

Entendi :thumbup:
[align=center]Imagem[/align]

Stones
Membro
Membro

Mensagempor Stones » 23 Nov 2010, 11:51

Sirius escreveu:Eu relamente estou me sentindo perdido neste tópico. Há vários dias leio e releio, mas ainda não compreendo o que houve.

É avelha questão de sempre, os sangue azul.
Esse cancer humano que , talvez, nunca seja resolvido. :think:

HumbertoReis escreveu:Achei que isso já estava resolvido...

É... não foi.

AndréFF escreveu:Eu tb achei....

Que surpresa.

AndréFF escreveu:Você entendeu errado minha MP Stones.

A sua MP foi clara e escura. Quem faz de conta aqui ? Sou eu ?

Detalhe: e para finalizar, a minha participação aqui no forum é bem pequena para esse todo alarde de minha parte, o que eu não posso dizer da outra parte. Uma coisa é uma coisa , a outra coisa será sempre a outra coisa. Pensando melhor sobre o assunto, melhor que seja assim, um desdém sobre o assunto ficando claro os interesses do forum . Tadinho doçês, fico envergonhado com tudo isso, já não bastasse os nossos problemas como nação. Penso que, quem atingir um, com comentário pré-conceituoso, seja qualquer um nativo, atingiu a todos, sem restrições.

Para mim chega disso tudo.

Eu fiquei longe do forum por um tempo, mas o Xevious me disse, um dia, que o intonses tava bombando e que eu deveria voltar. Realmente ele tava certo, bombou mesmo. :thumbdown:

Melhor seria trancar isso aqui.

Fui !!!

Cobra Grande
Administrador
Administrador
Fale sobre voce: Big Snack
Contato:

Mensagempor Cobra Grande » 23 Nov 2010, 12:41

Melhior trancar mesmo.

Sugiro em caso de continuar as desavenças que o façam por e mail.

Melhor deixar o forum fora disso.
~~~COBRA GRANDE~~~

Imagem

ImagemHora/Temperatura em SP

AndréFF
Administrador
Administrador
Brazil

Mensagempor AndréFF » 23 Nov 2010, 22:45

Meteorologista escreveu:POR QUE SE VOCES FOSSE HOMEM (FOSSEM NORDESTINOS) TERIAM UMA ATITUDE CORRETA, DE PELO MENOS ADVERTIR OU EXPULSAR ESSE NOJENTO DE PELE CLARA..

Ele ganhou advertência, o seu pai quer é o banimento dele.

Imagem