Saiba como mudar de área sem ter experiência

Aqui você pode discorrer sobre qualquer assunto que não se enquadra em alguma outra seção.
AndréFF
Administrador
Administrador
Fale sobre voce: ....
Brazil

Mensagempor AndréFF » 17 Out 2010, 08:10

11/10/2010
Fonte:
Terra

Imagem

Entre os primeiros sinais de crise com a carreira e a decisão por partir para outro setor há um longo percurso. Mas as reais preocupações só chegam depois. Quem quer dar uma guinada na carreira, precisa encarar os tortuosos caminhos por uma oportunidade na nova área. E, nesse processo, aprender a gerenciar o fato de retomar à estaca zero, de certa forma.

A preocupação com o currículo é o primeiro pomo de discórdia. Afinal, sem experiência na área desejada, como elaborar um documento com argumentação capaz de seduzir o recrutador?

A solução para esse dilema está na escolha do formato. Se a trajetória profissional foi completamente dedicada a uma área não correlata com o novo setor, não vale apostar em um modelo que valorize sua experiência e os cargos anteriores. Por isso, de acordo com Selma Fredo, consultora da DBM, currículos cronológicos devem ser descartados.

A estratégia, então, é optar pelo modelo de currículo funcional. Nesse formato, competências profissionais e formação do candidato ganham posição de destaque. "O currículo deve ser formatado para servir de roteiro para a entrevista com o recrutador", afirma a consultora.

Seguindo esse raciocínio, não limite, logo de cara, apenas uma área no campo dedicado ao objetivo. De acordo com Selma, a dica é ser menos específico nesse campo. Caso contrário, seu currículo pode ficar contraditório.

Check up

O profissional que quer mudar de área deve investir, então, no campo dedicado às habilidades profissionais e à formação. É nesse espaço que ele poderá driblar o fato de não ter experiência na área e revelar que seu perfil combina com a oportunidade em questão. Neste ponto, a estratégia não é apenas compilar os principais resultados nas empresas anteriores. Mas, sim, focar nas experiências que tiveram alguma relação com a nova função desejada.

"O candidato precisa mostrar que não está caindo de pára-quedas na nova área", afirma Selma. Por isso, é essencial fazer um inventário minucioso da trajetória profissional antes de começar a elaborar seu currículo.

Nesse processo, é preciso ficar atento aos detalhes. Assim, diante de cada fase da sua carreira fique atento para fatores que vinculem sua experiência com áreas correlatas àquela que você quer seguir agora.

Mas cuidado para não abusar da prolixidade. Escolha apenas aqueles pontos que forem mais relevantes para o cargo em questão. E não se perca em adjetivos vazios. Seja objetivo e direto. Sempre.

Use a carta de apresentação para contextualizar seu currículo. Ali, de maneira generalista e sucinta, mostre que tem condições para assumir um cargo em outra área. Mas não seja redundante. Guarde para a entrevista algumas realizações ou argumentos que não constam no currículo.
Mostre que você tem opinião. Registre-se no forum.

Imagem

Xevious
Administrador
Administrador
Fale sobre voce: Sou feito de atomos

Re: Saiba como mudar de área sem ter experiência

Mensagempor Xevious » 17 Out 2010, 18:40

Engraçado que na minha área, se muda de área sem se mudar...

É que sou programador né, pra fazer um programa em alguma área, tem-se que entender a área.
As vezes tenho que lidar com conhecimentos que nunca pensaria que iria saber.
Vou dar alguns exemplos.

Tive que aprender as áreas de Departamento Pessoal e Contabilidade.

Tive que aprender sobre Imobiliárias, apesar de eu repudiar esse tipo de atividade.

Tive que aprender sobre as necessidades de um lojista, para fazer um sistema de automação comercial.

Tive que aprender sobre o funcionamento do sistema bancário, e sistemas anexos, como FGTS, quando trabalhei no sistema da Caixa Federal.

Tive que ter um conhecimento em eletronica, mais precisamente características da eletricidade, quando fiz um sistema para medição de eletricidade, para grandes fábricas.

Tive que aprender os detalhes de como calcular viagens, tragetos e horários, quando fiz o sistema de cálculos de horários do Trensurb, acreditem, era um mar de calculos em que quase me afuguei por meses.

Tive que aprender sobre Heranças, Doações e seus respectivos impostos, quando fiz um sistema para o governo que lidava com esse tipo de imposto, o ITCD.

Tive que aprender sobre gerenciamento de empresas, mais precisamente seus requisitos, dados para tomada de decizão e marqueting, quando fiz um sistema ERP para uma rede de atacados, eu lidava com as rotinas financeiras do sistema.

Tive que aprender sobre construção de obras gigantes, além aprender sobre petroquimica, quando fiz um sistema para uma construtora de refinarias.

Tive que aprender sobre as características farmacológicas e outros detalhes que eram necessários a respeido de venda de produtos farmacológicos, quando trabalhei no sistema comercial da Dimed(Panvel).

Hoje em dia lido com algo que já trabalhei anteriormente, que é a área financeira, mas claro to aprendendo coisas novas, porque trabalho especificamente num programa para gerenciamento de cartões de crédito, área que também já tive experiência, mas esta agora é bem mais abrangente.

Resumindo, na minha área de atuação, tenho que as vezes aprender coisas que nunca pensava que iria ter que aprender.
Por outro lado, alguns conhecimentos que tenho hoje em dia, não uso em nada.

Por exemplo, oq meu conhecimento sobre refinarias, pode me ajudar no meu atual trabalho, com cartões de crédito?

Não são todos programadores que tem uma variedade de experiências com eu.
Meu chefe, trabalha a uns 20 anos na área de desenvolvimento, mas nunca saiu da área financeira.

Mas sobre trocar totalmente de área, eu poderia mudar para trabalhar em algo a ver com ecologia, que gosto muito.
Também gosto muito de assuntos relacionados com o espaço, mas isto é ainda mais dificil de conseguir trabalhar.
Conheça o site Tele-Tudo e compre o que precisar, por tele-entrega

AndréFF
Administrador
Administrador
Fale sobre voce: ....
Brazil

Re: Saiba como mudar de área sem ter experiência

Mensagempor AndréFF » 17 Out 2010, 18:47

Concordo com você Xevious.
Eu sempre gostei de conhecimento, se saber mais e mais. E sempre gostei de ciências exatas.
Na aula, era horrivel (e ainda sou) em portugues. História, filosofia, etc... dependia do assunto, eu era bom o u ruim. Ja matemática, física, química eu era bom.

E isso foi o que me levou a querer fazer ciências da computação. Gosto de programar, e sei que essa área pode me dar muitos outros conhecimentos, assim como aconteceu com você. Todo mundo precisa de um programador:

Você não vai querer um programador Java...
Mostre que você tem opinião. Registre-se no forum.

Imagem