Quatro tipos de meditação e seus efeitos

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Quatro tipos de meditação e seus efeitos

Mensagempor Xevious » 10 Fev 2017, 18:08

Respiração consciente, Exame corporal, Observação de pensamentos e Compaixão:
Semelhanças e diferenças.


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Para aqueles de nós que praticam a meditação, é evidente que a aprendizagem progressiva e sustentada conduz-nos através da aprendizagem diferente e do desenvolvimento de diferentes (mas muito relacionados) "habilidades".

Dependendo do estilo que adotarmos (meditação, transcendental, yogic, etc.), encontraremos um conjunto de exercícios que os instrutores ou professores organizaram seqüencialmente como uma maneira mais efetiva de acessar as mudanças que podem nos beneficiar.

Em Mindfulness, geralmente usamos pelo menos 5 tipos de meditações: consciência da respiração, exame corporal, yoga consciente (exercícios de flexibilidade), meditação de abertura (em posição sentada) e meditação compassiva.

Um estudo científico recente dos professores Bethany Kok e Tania Singer do instituto alemão Max Planck, com mais de 200 participantes, avalia quatro meditações (todos menos yoga) e compara os relatórios daqueles que os praticam durante 3 meses, a fim de hipotetizar que são Esperado de cada um. Vamos ver.

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Cada um produz ...

Vamos primeiro descrever em poucas palavras cada uma das meditações:

Meditação da Respiração: o praticante mantém uma observação sensível do processo respiratório ao nível das narinas, tórax e abdómen. Não muda o ritmo, só sente que respira.

Exame corporal: Nesta prática, tentamos gradualmente sentir cada sensação física do corpo de uma extremidade para a outra, como calor frio, umidade-secura, cócegas, vibração e dor.

Observação de pensamentos: os pensamentos são observados para passar sem "fusão" neles (ficando enganchado).

Meditação da compaixão: é uma prática onde a visualização também é incorporada, uma vez que tenta sentir bondade e compaixão por todos aqueles que nos rodeiam e pelos seres do universo em geral.

Apesar de ser um pouco diferente, todas as práticas meditativas produzidas nas emoções positivas dos pacientes, mais energia, mais foco no presente e menos distração nos pensamentos em relação ao início de suas práticas.

Até certo ponto, praticar meditação requer algum grau de concentração por um tempo, diminuindo a distração. Além disso, quando alcançamos isso, alcançamos um certo grau de calma e isso nos beneficia diretamente em nosso espírito e atitude em relação à vida. Mas parecia haver diferenças.

Benefícios Particulares

Cada meditação provou ter as características próprias, mesmo sem o sustento dos outros. Acontece que, no programa de atenção plena, por exemplo, para praticar observando pensamentos, um primeiro aprende a observar a respiração para concentrar a mente. Somente lá ele vai para a observação de pensamentos.

Esta progressividade na aprendizagem foi dispensada: de fato, cada grupo praticou um tipo de meditação por 3 meses e foi isso que os participantes relataram através de questionários.

Meditação da Respiração: mais foco e concentração. Mais calma.

Exame corporal: alta percepção interoceptiva (sensações corporais) e diminuição de pensamentos negativos do passado e do futuro.

Observação de pensamentos: capacidade máxima de observar e não fundir com pensamentos. Menos atividade mental.

Meditação da compaixão: grande desenvolvimento de pensamentos e emoções positivas e calor em relação aos outros.

Segundo os pesquisadores, cada prática parece criar um ambiente mental distintivo, e as conseqüências da prática de longo prazo ainda não foram exploradas. Este estudo é realmente apenas parte de uma pesquisa maior chamada "ReSource Project", que também examina como meditações diferentes afetam a estrutura do cérebro, estresse e comportamento social.

Então, eu escolhi o que você mais precisa de acordo com sua necessidade ... e prática!

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fonte: Taringa
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