Solução pro capitalismo

Xevious
Administrador
Administrador
Fale sobre voce: Sou feito de atomos

Solução pro capitalismo

Mensagempor Xevious » 16 Jun 2012, 21:39

A humanidade antigamente não tinha a noção que a higiene era necessária e com isso adquiriu várias doenças onde morreram milhões, até que os cientistas chegaram a conclusão de que existiam micróbios e que com higiene se conseguia se prevenir de várias doenças.

Com a evolução da humanidade descobrimos que tinha que cuidar da nossa própria higiene.

Mas ainda lidávamos com os recursos naturais como que eles nunca se esgotassem, matávamos animais não só por necessidade mas por prazer também, devastávamos florestas para consumir seus recursos.Com isso várias espécies foram extintas.

Então chegamos a conclusão de que temos que nos limitar quanto a nossa ganância por recursos naturais.

Sujávamos os rios e mares, matando animais e causando poluição, causando doenças e fome nas populações que mais dependiam da fauna marítima além de causar escassez de água para o consumo.

Chegamos a conclusão que temos que tratar com respeito os recursos aquíferos.

Mas ainda não nos importávamos com o lixo, depositávamos lixo em qualquer lugar e não tínhamos a mínima intensão de reciclar algo.
Aí descobrimos que lixo ao céu aberto causava a proliferação de doenças e também que reciclar era uma ótima alternativa, inclusive econômica.

Chegamos a conclusão de que temos que tratar com seriedade nosso lixo, e inclusive reaproveitá-lo.

Hoje em dia, percebemos que o sistema capitalista esta funcionando como um canibal autofágico, consumindo nossos próprios recursos, fazendo com que uns acumulem cada vez mais dinheiro e mais quantidade de gente seja adicionada ao grupo de pessoas que escassas condições de vida.

Então devemos, como uma sociedade em geral, chegar a conclusão que devemos parar com o excesso de direitos de quem se beneficia com o sistema capitalista.Isto para proporcionar uma vida mais condizente para a grande maioria da população.

E eu tenho uma proposta.

Limitar a renda de quem ganha muita grana.

Mas não impedir que quem queira pagar oque quiser a quem queira.

No caso a renda acima de certo limite seria repassada ao governo.Mas ainda pertenceria a pessoa, mas o governo teria o direito de uso.

Esse dinheiro não seria eternamente para o governo, o cidadão poderia resgatar em algumas situações.
Como por exemplo, se deseja criar uma atividade que fomente novos empregos, ou que proporcione economia para o pais, ou que os recursos investidos sejam direcionados para a saúde ou alimentação da população. Ou seja, algo que beneficie a população.

Também existiria outra maneira de receber seu dinheiro de volta, que vou explicar no caso de um jogador de futebol. Vamos dizer que um jogador tenha um grande salário mensal e a cada mês ele repassaria uma boa quantidade de renda para o governo. Um dia ele terá que parar de jogar futebol, aí então sua renda seria abaixo do limite imposto, a partir deste momento ele passaria a receber o seu dinheiro de volta do governo, até o limite do valor.

Este dinheiro também poderia ser repassado aos herdeiros do cidadão, caso seu falecimento, mas somente até o valor limite, ou seja, nunca de uma bolada só.

Porque repassar ao governo?
É porque cabe ao governo investir na melhoria de condições para a população.
E cabe a população cobrar o governo por medidas de melhoria e também a escolha do representantes do governo.

Note que minha proposta não iria interferir às contas bancarias das pessoas, mas somente a renda mensal.

Quanto ao valor limite, acredito que o ideal é que ele comece com um valor bem alto, vamos dizer um salário de um milhão de reais ao mês, e vá abaixando periodicamente até um valor de salário de 100mil reais, ou menos.

Um efeito colateral desta solução é que com o tempo ninguém teria dinheiro o suficiente para fazer grandes gastos pessoais.
As pessoas não poderiam mais comprar Ferraris, Iates, Obras de arte caras, etc.
Mas em compensação teríamos melhores condições de vida para muita gente.

Eu prefiro um mundo sem Ferraris e sem gente passando fome.

O capitalismo não é problemático em si, mas sim seus excessos.

Acho que chegou a hora de reconhecermos que temos que nos limitar quanto aos nossos direitos do uso pleno do capitalismo.

Claro que minha solução não é uma proposta fechada, eu estou disponibilizando-a para ser analisada e complementada e finalizada.
Conheça o site Tele-Tudo e compre o que precisar, por tele-entrega

Xevious
Administrador
Administrador

Re: Solução pro capitalismo

Mensagempor Xevious » 16 Jun 2012, 21:41

essa reposta foi enviada a mim por email por Paulo Conti
-Em primeiro lugar será que precisamos restringir o direito do cidadão ou acabar com os privilégios de alguns?
- Quando você fala no controle da renda, a legislação já prevê, é o que se chama imposto de renda, só que a distorção está em que os grandes lucros não são taxados, quanto mais você ganha, menos você paga. Sabias que mesmo o imposto comum incide sobre quem recebe menor renda?
- Ainda não resolve ampliar os recursos do governo, o brasileiro é o povo que mais paga impostos sem receber os serviços, a gestão da verba pública que é o problema, existe verba para tudo, boa parte alimenta a corrupção e outra para os privilégios em todos os níveis, possuímos os legislativos mais caros do mundo(entre os primeiros) e um dos mais ineficientes e corruptos, que legisla em favor próprio, causando sangrias no erário público sem que as condições de saneamento básico não resovid as, embora se saiba que cada real aplicado em saneamento, se economiza em futuro próximo seis reais.
-Quando você fala no retorno da grana para as nececidades de um cidadão, no caso jogador, tabém já existe, é o que se chama previdência, basta que ele recolha para garantir sua aposentadoria, aí é uma questão privada onde o cara torra toda a grana e quer que o estado seja a mãe.
Enfim tudo o que você propõe já existe, o que nos falta é uma democracia plena, que não se resume a votar, requer uma consciência combativa de toda a população, uma vigilância permanente, que também já existem os órgãos, o ministério público, tribunais de conta etc...
- o mais difícil é inverter a alienação psiquica dos indivíduos ( Erich Fromm, psicanalista, sociólogo e filósofo, coloca claramente em seu livro "O medo à liberdade" ), que amam os pais autoritários e fascista que lhe dão a pseudo segurança controladora que desejamos.

Xevious
Administrador
Administrador

Mensagempor Xevious » 16 Jun 2012, 21:45

Paulo Conti escreveu:será que precisamos restringir o direito do cidadão ou acabar com os privilégios de alguns?

Se observar no texto, demonstrei que em vários momentos da história a humanidade se auto-policiou quanto aos seus direitos, começando pelo direito de não tomar banho.. creio que agora chegou a hora de tomarmos conciência que devemos restringir os direitos de sermos exorbitantemente ricos.
Quando você fala no controle da renda, a legislação já prevê, é o que se chama imposto de renda.

A minha proposta é diferente de um imposto de renda, o imposto de renda funciona como um aluguel por morar num país ou melhor dizendo é como uma taxa de condomínio já que o país se propoem a retornar a verba disponibilizada na forma de serviços a comunidade.
Na minha proposta o dinheiro continua sendo de direito do cidadão, só que o direito de uso dele é que passa a ser do governo, por isso também é prevista exessões.
Ainda não resolve ampliar os recursos do governo, o brasileiro é o povo que mais paga impostos sem receber os serviços, a gestão da verba pública que é o problema

Minha proposta é direcionada a disponibilização de renda para investimentos as camadas mais pobres da sociedade.
Mas voce tem razão, não basta jogar caminhões de dinheiro para o governo se ele não tiver seriedade (e honestidade) na administração dos recursos.
Eu também tenho idéias quanto a isso, e são duas.
Fiscalização popular oficial.
Voto pela internet.
Fiscalização popular oficial.
Inicialmente os parlamentares atuam quase que com inconsequencia dos seus atos, agem como pequenos imperadores, só dão de fato explicações para seus atos "entre os seus" e isto esta errado.
Minha proposta neste sentido é que cidadãos comuns passem a atuar como fiscais dos legisladores, com poder de inpugna-los caso seja o caso.
Estes cidadãos devem ser escolhidos não por mérito (que pode causar desvios) mas por sorteio mesmo, e deve ser feito como se faz com os voluntários que se inscrevem para ser Juri Popular.
E também adotando a idéia já existente dos sindicatos.
No caso pessoas se voluntariam a participar desta fiscalização, trabalhariam por certo tempo nesta função, e portanto não estariam trabalhando nas suas empresas, assim o governo deveria lhes pagar o salário, mas "o mesmo" e não algum salário maior por prestar este serviço.
Este "emprego temporário" não deveria ser permitida a repetição (assim se precavê quanto ao exesso de poder).
Estes "fiscais populares oficiais" teriam sua identidade preservada (para precaver chantagens e corrupções) e teriam o poder de vetar o automento dos legisladores.
Hoje em dia os políticos votam seus próprios salários, oq é um absurdo.
Voto pela internet.
o Brasil até que esta adiantado em relação ao resto do mundo quanto a democracia via internet, o Orçamento Participativo é uma iniciativa louvável, mas podemos fazer mais.
Creio que os atuais legisladores deveriam mudar sua função, eles deveriam ser só "advogados de causas" e não mais eles próprios tomarem as decições.
Eles deveriam ir argumentar a respeito das votações, pra um lado ou outro mas quem deveria tomar as decisões deveria ser o povo e diretamente via internet.

Xevious
Administrador
Administrador

Mensagempor Xevious » 24 Set 2013, 00:26

Fico feliz em ver que mais gente pensa como eu, ou parecido..

vi essa imagem no Face
Imagem

Foi falado de maneira acusatória, como algo ruim.

Notei que há grandes semelhanças com minha proposta.
E seria inclusive menos radical que a minha.
(mas a minha foi menos radical doq a já adotada pela França! recentemente)

No link da discussão que foi iniciada, foi informado que o projeto foi arquivado..

Isto só demonstra que a sociedade (e nossos políticos) não estão ainda preparados para uma ideia como esta
mas esta tudo conforme previsto..
creio que se deva continuar conversando sobre ideias como esta
assim a sociedade vai se acostumando com a ideia
e em fim poderemos adota-la de forma a criarmos uma sociedade mais humana

Aqui o documento do projeto do deputado Nazareno

Xevious
Administrador
Administrador

Mensagempor Xevious » 24 Set 2013, 03:34

Escrevi ao deputado o parabenizando pela proposta => http://www.camara.leg.br/Internet/deput ... ?id=531922

HumbertoReis
Membro
Membro
Fale sobre voce: médico otorrinolaringologista. Temas de interesse: genealogia, relógios, carros antigos.
Contato:

Mensagempor HumbertoReis » 24 Set 2013, 08:12

O problema das ideias são as ações tomadas a posteriori por pessoas que detêm o poder. Simples: o governo, numa época em que se discutiam as falcatruas no poder, colocou um plebiscito sobre o comércio de armas. Excluindo a manobra política - usada naquele instante para desfocar o pensamento popular para o plebiscito e não para o problema revelado - tivemos um plebiscito que visava a paz ao retirar as armas de circulação. Muito bom e bonito. Entretanto:

A- Quem tiraria as armas da mão do bandido?

B- Que ações o governo tomaria em relação a cidadãos desarmados?

Ideias boas dependem de cidadãos de bem no controle, mas infelizmente não dispomos de muitos cidadãos de bem no poder.

Voltando ao tópico: a proposta do deputado pode ser interessante, mas o que cidadãos em conluio (poderosos com poder de definir o destino dessa poupança) fariam?

costinha
Membro
Membro
Fale sobre voce: Sou uma pessoa simples que gosta de viver uma vida calma, mas de qualidade. Pra mim amigos e família são os tesouros mais valiosos.

Mensagempor costinha » 24 Set 2013, 10:29

Repassar o dinheiro para o governo, isso todo cidadão já faz, 40%. Na teoria o governo deveria usar o dinheiro dos impostos de forma justa, mas na pratica quase nunca acontece.
vivendo e aprendendo.

Xevious
Administrador
Administrador

Mensagempor Xevious » 24 Set 2013, 21:45

HumbertoReis escreveu:O problema das ideias são as ações tomadas a posteriori por pessoas que detêm o poder.

Concordo plenamente

Por isto creio que não estejamos maduros o suficiente (em termos de evolução social) para adotarmos uma ideia destas
mas creio que ainda assim podemos conversar sobre ela, divulga-la

costinha escreveu:Repassar o dinheiro para o governo, isso todo cidadão já faz, 40%. Na teoria o governo deveria usar o dinheiro dos impostos de forma justa, mas na pratica quase nunca acontece.

Oq observo é que ainda há a necessidade de muita grana, pra equilibrar as coisas, pelo mundo a fora
e podemos fazer muito mais se encararmos mais o ser humano como todos irmãos, mais doq tipo, cada um por si
e é possível
e acredito que este seja o caminho

mas temos que pensar bem, e como observou o Humberto, a implementação seria muitíssimo mais importante doq a ideia em si

mas isso só me leva a concluir também é que a própria ideia deva ser tipo, "anti-currupta"
ou seja, devemos pensar em alternativas pra impedir desvios e coisas parecidas
uma delas seria uma garantia de "transparência-total" das informações relacionadas

Xevious
Administrador
Administrador

Mensagempor Xevious » 31 Mar 2016, 02:07

Vou colocar aqui um link sobre um tópico em espanhol num forum Argentino.

Ele fala sobre o PROUT, vou transcrever aqui a introdução

PROUT siglas de Progressive Utilization Theory , Teoría de la Utilización Progresiva. es una nueva propuesta socio económica con base en el Neohumanismo. Las siglas de PROUT reflejan tres nuevas definiciones que le dio Sarkar .

tradutor do Google escreveu:Prout significa Prout, Progressive Teoria da Utilização. É um parceiro económico baseado nova proposta na Neohumanismo. Prout significa três novas definições refletir que deu Sarkar.

Aqui o Link => http://www.taringa.net/posts/economia-negocios/19356551/El-capitalismo-se-hunde-la-alternativa-PROUT.html#comment-1537064

É uma proposta de 'concerto do capitalísmo' com alguma similaridade a minha e outras.
Mas esta muito completa e bem mais acabada que a minha e pelo menos me parece que tem já uma grande quantidade de adeptos.

Curiosidade a matéria fala de alguns autores brasileiros entre outros, os brasileiros são Leonardo Bofe e Frei Beto