Conheça as 7 incríveis táticas de sobrevivência dos sapos

Temas científicos e tecnológicos em geral.

Mensagempor AndréFF » 06 Fev 2010, 10:16

06/02/2010
Fonte:
Terra

Imagem

Temidos por grande parte das mulheres, os sapos estão por todos os lados e têm se mostrado capazes de preencher a maior parte dos continentes num piscar de olhos. Apesar de serem originárias das regiões tropicais da América do Sul, as espécies anfíbias da família Bufonidae se espalharam para todos os cantos da Terra em apenas 10 milhões de anos - um período relativamente curto do ponto de vista evolutivo. De olho nesta expansividade, o site científico Live Science divulgou os sete fatores escolhidos pelos cientistas que possibilitaram o sucesso dos sapos.

As cerca de 500 espécies de sapos conhecidas são extremamente diversificadas tanto nas características, no tipo de habitat e no alcance. "Alguns grupos de anfíbios estão distribuídos pelo mundo todo, outros não", disse o biólogo evolucionista Ines Van Bocxlaer, da Vrije University Brussel, da Bélgica.

"Queremos descobrir por que os sapos conseguiram uma grande expansão enquanto outros anfíbios, como as rãs da família Dendrobatidae, ficaram em apenas uma área?", questionou.

A partir disso, os biólogos reconstituíram a história evolutiva dos sapos e tentaram identificar sete qualidades que podem ter permitido aos sapos colonizar áreas maiores do que outras espécies. Conheça os motivos:

1 - Capacidade de viver também em terra seca
No início, os sapos ficaram confinados aos trópicos por causa da necessidade constante de água e umidade, mas quando algumas espécies desenvolveram habilidade de viver em ambientes mais secos, se expandiram para outras regiões.

2 - Tamanho do corpo
Por causa do seu tamanho, o sapo-balão pode reter mais água e perdem relativamente menos água na superfície (sapos perdem água através de minúsculos poros na pele). Portanto, esta capacidade permite à espécie viver em uma vasta gama de habitats, incluindo locais mais secos.

3 - Glândula parotoide
Estas glândulas são os grandes blocos bulbosos atrás dos olhos dos sapos. Encontradas nos sapos-da-cana, as glândulas secretam toxicinas para defender o anfíbio contra predadores e também funciona na hidratação do animal. A evolução desse tecido aumentou a área de abundância dos sapos.

4 - Gordura inguinal corporal
Este tipo separado de gordura corporal permite aos sapos armazenar mais gordura e guardar as reservas de energia extra. "Mais energia permite viajar longas distâncias", disse Ines Van Bocxlaer.

5 - Habilidade de depositar ovos
Originalmente, os sapos tinham uma maneira muito particular sobre o local onde iam depositar seus ovos. Mas quando algumas espécies desenvolveram a capacidade de pôr ovos em qualquer poça de água ou algo do gênero, este fator facilitou seu espalhamento por todos os continentes.

6 - Produção de ovoso em maior escala
Quando os sapos começaram a produzir grandes ninhadas com milhares de ovoso, em vez da mãe apenas se preocupar em dar cuidados a um pequeno número de filhotes, as espécies foram capazes de viajar com maior facilidade e por maiores distâncias.

7 - Girinos
Alguns girinos, chamados de endotophous, se alimentam dos nutrientes da sua mãe, mas os girinos Exotrophous se alimentam de nutrientes fora do ninho. Os sapos da característica Exotrophous pode ter mais filhotes em ambientes secos ou úmidos, facilitando os locais de reprodução.

"Com todas essas características relacionadas à distribuição, nós podemos ver que os sapos ancestrais com essas qualidades foram os que se expandiram para conquistar o mundo", disse Van Bocxlaer à LiveScience. Van Bocxlaer e seus colegas detalharam suas descobertas na edição de 5 de fevereiro da revista Science.
AndréFF - Site Admin
Mostre que você tem opinião. Registre-se no forum.
Não esqueça de ler as regras.
Leia nossas entrevistas e conheça nossos membros.
Mais informações sobre o forum você encontra aqui.
AndréFF
Administrador
Administrador

Reputação: 78

Re: Conheça as 7 incríveis táticas de sobrevivência dos sapos

Mensagempor ... » 06 Fev 2010, 12:02

Não tenho a certeza, mas penso que vou abrir um sapo parecido ao da foto. =/
Que nojo ! ='/
...
Usuário
Usuário

Reputação: 30

Mensagempor AndréFF » 06 Fev 2010, 12:22

Vais dissecar um sapo? xD
AndréFF - Site Admin
AndréFF
Administrador
Administrador

Mensagempor ... » 06 Fev 2010, 13:14

Haha, vou.

Neste último semestre abri caracóis, mexilhões, minhocas ... haha

Agora, neste que vem, vou abrir mais animaizinhos. :x
Por mim tudo bem, venha tudo para abrir, menos sapos gigantes ! ='/
...
Usuário
Usuário

Mensagempor AndréFF » 06 Fev 2010, 13:20

Abriu minhocas?
Como fez isso? LOL
AndréFF - Site Admin
AndréFF
Administrador
Administrador

Mensagempor ... » 06 Fev 2010, 13:38

Eu fiz tal e qual estava no protocolo:

«Para a observação da morfologia interna é necessário dissecar um exemplar previamente morto.
Primeiro é necessário fixar o animal com alfinetes, com a face dorsal voltada para cima (procurar fixar o animal no centro do tabuleiro).
Depois, e com uma tesoura de pontas finas, pratica-se uma incisão ao longo da linha média dorsal (C). Esta incisão inicia-se na região posterior ao clitelo e prolonga-se para a frente até atingir a extremidade anterior do corpo da minhoca.
Com o auxílio do bisturi e de uma pinça rebate-se o tegumento cortando os septos que dividem o celoma de cada metâmero. Efectuar esta operação com cuidado para não destruir nenhuma das estruturas, nem as deslocar do local onde se encontram. Afastar então as paredes do corpo cuidadosamente e fixa-las com alfinetes colocados de forma inclinada para não interferir com a observação e com eventuais operações que sejam necessárias posteriormente.
Podemos agora passar à observar dos órgãos internos da minhoca.»

Bom, vi a anatomia interna da minhoca, Lumbricus sp, pertencente à filo ANNELIDA. :grin:

Offtopic :
Não fui eu que tirei a foto. Já estava no protocolo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
...
Usuário
Usuário

Mensagempor Xevious » 06 Fev 2010, 15:42

sabia que a minhoca tem dois sexos, um de cada lado? :roll:

mas sobre os sapos, são mesmo criaturas interessantes

minha mãe gostava de sapos quando era criança
fazia roupinhas para eles
e eles a atendiam, a obedeciam e parece que até entravam na brincadeira com ela :smile:
Quer me conhecer, leia minha entrevista.
quer me conhecer mais ainda, leia minha outra entrevista (só para adultos)

Quer ser entrevistado INSCREVA-SE AQUI
Xevious
Administrador
Administrador

Reputação: 97

Mensagempor ... » 06 Fev 2010, 17:14

Xevious, a minhoca [nome comum] é hermafrodita.
Isso é obrigatório saber quando se está na faculdade a estudar Biologia. oO
...
Usuário
Usuário

Mensagempor HumbertoReis » 06 Fev 2010, 18:51

Ei, eu fiz experimentos com sapo!

Na aula prática de fisiologia tínhamos de descerebrar o animal e depois testar seu arco-reflexo. Numa das aulas, testamos os potenciais elétricos cardíacos do bichinho.

Ruim foi nas aulas de técnica cirúrgica (no quinto ano da faculdade), em que tínhamos de operar um cachorro. Na maioria das vezes eu fazia a traqueotomia...
HumbertoReis
Usuário
Usuário

Reputação: 51

Mensagempor ... » 06 Fev 2010, 18:56

Humberto, eu pensei em medicina, mas ... por outro lado, aii, não.

Se fosse ... teria de estudar para Medicina Legal. Eu só quereria mexer em corpo morto para não ter a preocupação de ele viver ou não. :mrgreen:
...
Usuário
Usuário

Voltar para Ciência

• Tópicos Relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem