No sábado, dia 24 de abril, participei de uma competição de Rifle Puma 38 na Associação Baiana de Tiro. Peguei o rifle zeradinho na loja no dia anterior, com sua respectiva Guia de Tráfego (que me permite conduzi-la para qualquer clube de tiro, dentro da Lei), e fui pro estande.
Sem ter experimentado o rifle, sem conhecer sua visada, encarei corajosamente os atiradores veteranos do clube. Na primeira prova, os dois alvos estavam a 25m de distância e permaneciam fixos. O atirador tinha de colocar 10 tiros em cada alvo. Pois bem. Meu primeiro tiro com o rifle saiu alto e para a esquerda. na sequência, cada novo tiro se aproximava mais e mais do alvo. O mesmo aconteceu no segundo alvo. Ao final da prova fiquei em oitavo de oito atiradores. Nada mais coerente.
A segunda prova era semelhante à primeira, com apenas uma diferença: o alvo permanecia fechado por 7 segundos e abria por 3 segundos. Igualmente tínhamos de colcoar 10 tiros no primeiro alvo e outros 10 tiros no segundo. Nessa prova minha vantagem era já conhecer um pouco sobre meu rifle. A visada já estava mais fácil, ainda que não fosse algo fabuloso. Iniciada a prova (correria, pois as fases 'aberta' e 'fechada' se alternam ininterruptamente), tudo transcorreu numa boa. Ao final, fiquei em quarto entre seis competidores.
Experiência fantástica!